Dúvidas de Endoscopia

Mulheres Grávidas podem fazer a Endoscopia ?

Não se recomenda realizar esse exame durante a gestação. Ele só é realizado se os riscos forem considerados menores que os potenciais benefícios do exame, após discussão entre a paciente e o seu médico. Se estiver grávida ou amamentando, algumas medicações não podem ser utilizadas, portanto essa informação deve ser fornecida ao agendar o exame. Após a realização do mesmo, recomenda-se que o leite seja retirado completamente por bombinha após  4 a 6 horas da realização do exame e descartado. Depois disso a amamentação pode ser realizada sem riscos ao bebê.

O que é endoscopia ?

É um exame realizado através de um aparelho endoscópico, que permite a visualização de órgãos do trato digestivo (esôfago, estômago e duodeno). Este exame permite a visualização destes órgãos por dentro.

A endoscopia digestiva além de diagnóstica também pode ser terapêutica em alguns casos, permitindo, por exemplo, parar com o sangramento de uma úlcera sangrante.

Não é um exame doloroso, e pode ser realizado com o maior conforto possível através de uma sedação adequada.

O que é gastrite ?

A gastrite é uma inflamação do estômago, que é diagnosticada através da endoscopia e das biópsias realizadas neste exame. Existem vários tipos de gastrite, e em geral estão relacionadas com a bactéria Helicobacter pylori. Existem outros fatores que também podem agredir o estômago, como o uso de drogas antiinflamatórias, hipovolemia, estresse, álcool, entre outros.

O que é Refluxo Gastroesofágico ?

O refluxo gastroesofágico é o retorno dos alimentos e outras substâncias do estômago para o esôfago. A forma mais frequente de manifestação do refluxo gastroesofágico é a regurgitação, que acontece nos primeiros meses de vida, na grande maioria dos bebês, e que se caracteriza pela saída do leite pela boca sem que o bebê apresente mal-estar. Por essa razão, os médicos denominam esses bebês de "regurgitadores felizes!"

Este fato acontece porque ocorrem episódios mais frequentes e prolongados de relaxamento do músculo que fica entre o esôfago e o estômago, nem sempre relacionados com a deglutição de alimentos ou saliva. Estes relaxamentos são mais comuns após as mamadas. Embora cause transtorno e ansiedade nos pais, a regurgitação, acompanha ou não por vômitos, não significa doença, e o bebê ganha peso normalmente.

O que é úlcera ?

A úlcera é uma lesão que surge pela agressão à mucosa, que se estende até camadas mais profundas, de modo que deixa cicatriz ao se curar. Vários fatores são descritos como de risco para o desenvolvimento das úlceras, sendo o uso de anti-inflamatórios não esteroidais e a bactéria Helicobacter Pylori os mais freqüentes.

Porque é importante realizar a Endoscopia Digestiva Alta ?

Este exame permite ao seu médico avaliar, entre diversos sintomas, dor abdominal, náusea, vômitos e dificuldades de engolir. Também é um teste excelente para descobrir a causa de sangramentos do trato gastrintestinal alto. É mais preciso que raios-x para detectar inflamações, úlceras e tumores. Seu médico também pode solicitar a endoscopia digestiva alta para obter biópsias ( pequenas amostras de tecido ) para diversos fins, como diagnosticar a presença de Helicobacter pylori, uma bactéria que causa gastrites e úlceras. A endoscopia também pode ser utilizada para o tratamento de diversas doenças, como dilatação de áreas estreitadas, interromper sangramento de úlceras, ocluir varizes no esôfago e retirada de tumores benignos e malignos, com pouco ou nenhum desconforto.