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Faça atividade física !

atividadefisica01Os Ministérios da  Saúde e do Esporte advertem: caminhar, sorrir, dançar, brincar, nadar, jogar no time da  rua, pedalar, tudo faz bem à saúde, se for praticado com regularidade. Você não precisa ser um atleta olímpico, nem freqüentar uma academia de ginástica, basta escolher uma atividade que lhe dê prazer e ficar firme no propósito de se fazer bem. Afinal, a prática de um esporte, de uma atividade de lazer ou uma simples caminhada lhe traz muitas vantagens, sem falar nos novos amigos que você pode fazer. Participe e estimule as brincadeiras ativas com as crianças. Relembre as atividades de sua infância e estimule seus filhos a praticá-las. É bom para o corpo e para a sua relação com eles!

O que você ganha: 

  • Fortalece os músculos e ossos;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Melhora a freqüência dos batimentos do coração e a circulação do sangue. 

O que você evita, controla ou diminui:

  • Riscos de doenças cardiovasculares (hipertensão, infarto);
  • Ansiedade e depressão;
  • Obesidade e diabetes (açúcar no sangue);
  • Osteoporose;
  • Alguns tipos de câncer. 

O que você deve lembrar:

  • Nunca caminhe ou pratique esportes em jejum e procure manter-se bem hidratado;
  • A companhia de alguém de que você gosta torna seus exercícios mais agradáveis;
  • Dê preferência a lugares apropriados como parques, praças, e centros de esporte e lazer, com  boa iluminação e segurança;
  • Na prática de exercícios, procure orientação profissional e respeite seus limites.
  • Busque as horas mais frescas do dia e evite a exposição exagerada ao sol. 

O que pode mudar agora mesmo:

  • Evite usar elevadores; se possível, use escadas ou rampas;
  • Junte a turma do prédio, da rua, do bairro ou da escola para jogar vôlei, peteca, ou uma boa pelada;
  • Leve o cachorro para passear;
  • Saia para dançar;
  • Procure estacionar o carro um pouco mais longe do destino, ou desça da condução um ou dois pontos antes.

Importante: Para realizar um programa de atividade física com seriedade, procure um profissional de Educação Física, e lembre-se: se você tiver algum problema cardíaco ou muscular/ortopédico, oriente-se com o seu médico.