Imprimir

A esofagite pode ser o verdadeiro mal de quem sofre de azia e gastrite

aziaMaus hábitos alimentares e obesidade causam esofagite, uma inflamação decorrente do refluxo gástrico. Os principais atingidos são os adultos, mas a doença também pode ser detectada em crianças.

Segundo José Carlos Pareja, especialista em cirurgia da obesidade e professor doutor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), esse processo inflamatório do esôfago ocorre normalmente na parte final do órgão, perto do estômago.

Imprimir

Muito além do peso

pesoObesidade é uma epidemia mundial. Pouca coisa mata mais que ela, hoje, no planeta. O aumento absurdo do consumo de produtos industrializados – cheios de açúcar, xarope de milho, conservantes, estabilizantes e outras tranqueiras- fez a alimentação piorar drasticamente. Em todo o mundo. O resultado: aumento dos casos de diabetes, colesterol, triglicérides, entre outras doenças, acarretando milhões de mortes, inclusive entre crianças.

Peso não é brincadeira. Doces e fast food não são demonstrações de amor. Muito Além do Peso . Tire uma hora do seu dia e assista: você vai se assustar. E, provavelmente, mudar alguns hábitos.

Clique aqui para acessar o site do documentário. O vídeo tem menos de 90m e vale cada segundo da sua atenção.

 

 

 

Imprimir

Faça atividade física !

atividadefisica01Os Ministérios da  Saúde e do Esporte advertem: caminhar, sorrir, dançar, brincar, nadar, jogar no time da  rua, pedalar, tudo faz bem à saúde, se for praticado com regularidade. Você não precisa ser um atleta olímpico, nem freqüentar uma academia de ginástica, basta escolher uma atividade que lhe dê prazer e ficar firme no propósito de se fazer bem. Afinal, a prática de um esporte, de uma atividade de lazer ou uma simples caminhada lhe traz muitas vantagens, sem falar nos novos amigos que você pode fazer. Participe e estimule as brincadeiras ativas com as crianças. Relembre as atividades de sua infância e estimule seus filhos a praticá-las. É bom para o corpo e para a sua relação com eles!

Imprimir

Conselhos para uma vida saudável

vidasaudavel02Segundo o dicionário Houaiss, "saudável" é tudo que traz benefícios à saúde. Então, pare e pense. Seus hábitos alimentares e sua freqüência na prática de exercícios permitem que você qualifique sua vida como "saudável"? No seu caso, quem vence o embate entre aquela feijoada do restaurante perto do serviço e o sentido de auto-preservação? Brincadeiras à parte, a preocupação com a qualidade de vida tem sido um tema recorrente para grande parte das pessoas.
Imprimir

Vida Saudável

vidasaudavel01Para algumas pessoas, vida saudável é simplesmente evitar doenças. Na verdade o conceito é muito mais amplo, vai muito além. Hoje já sabemos que vários fatores influenciam a saúde, como: o relacionamento no meio familiar e no trabalho, o local em que se vive, o estado emocional e até mesmo o estado espiritual da pessoal. Se tudo isso não estiver harmônico, o indivíduo fica doente com mais facilidade. Portanto, para uma vida saudável é necessário encontrar um ponto de equilíbrio e, esse ponto é obtido com os valores do bem-estar físico, mental, social e espiritual. 

Imprimir

Sobre a Morte e o Morrer

morte01Este texto foi retirado do site de um amigo, o alpinista Davi Marski.  Tive a oportunidade de cuidar de seus avós durantes muitos anos, e em especial de sua avó, que faleceu aos 82 anos de idade em virtude de complicações do Mal de Alzheimer. 

O que é vida? Mais precisamente, o que é a vida de um ser humano? O que e quem a define?

Já tive medo da morte. Hoje não tenho mais. O que sinto é uma enorme tristeza. Concordo com Mário Quintana: “Morrer, que me importa? (…) O diabo é deixar de viver.” A vida é tão boa! Não quero ir embora…

Eram 6h. Minha filha me acordou. Ela tinha três anos. Fez-me então a pergunta que eu nunca imaginara: “Papai, quando você morrer, você vai sentir saudades?”. Emudeci. Não sabia o que dizer. Ela entendeu e veio em meu socorro: “Não chore, que eu vou te abraçar…” Ela, menina de três anos, sabia que a morte é onde mora a saudade.